A rotina de um síndico não é fácil. São muitas atividades e responsabilidades, que comprometem grande parte do tempo e, muitas vezes, detalhes acabam sendo deixados de lado pela pouca otimização. É por este motivo que muitos já estão optando pela terceirização.
A contratação de mão de obra qualificada por meio da terceirização trouxe muitos benefícios e um deles é que o síndico poder delegar uma parte da administração condominial extremamente importante, fazendo com que lhe sobre mais tempo para se dedicar a outros serviços.
Dessa forma, o síndico não é mais o responsável direto pela gestão destes funcionários, que fica a cargo da empresa contratada. É ela quem terá o papel de escolher, treinar, dar feedback aos colaboradores, desenvolver a escala de trabalho e pagar salários e direitos.
Mas para que tudo funcione da maneira correta, é necessário que alguns cuidados sejam tomados. Para que você esteja por dentro de tudo o que é importante sobre este assunto de terceirização, preparamos este artigo.
Que cuidados devem ser tomados na contratação de uma empresa terceirizada?
O primeiro passo é entendermos o que é terceirização. Este termo refere-se à transferência de tarefas que são para o funcionamento da empresa para que terceiros possam realizar.
Existem algumas questões que fazem com que os serviços terceirizados sejam vantajosos para condomínios, como a relação custo benefício e a qualificação e profissionalização dos funcionários que executarão o trabalho.
Ao contratar empresas que oferecem serviços terceirizados, como a 5s Facilities, alguns cuidados são essenciais para garantir que a prestação de serviços ocorra dentro dos parâmetros estabelecidos pela lei.
Nossa empresa conta com tudo o que é necessário para lhe oferecer o melhor serviço, mas é importante que você conheça todos os detalhes necessários que precisam ser devidamente analisados.
- Procure analisar todas as cláusulas do contrato, tendo em vista que as empresas contratadas possuem responsabilidade subsidiária quanto ao contrato do funcionário, estando sujeita a responder judicialmente ou arcar com custos processuais decorrentes de condições laborais insustentáveis.
- Acompanhe o cumprimento de direitos trabalhistas e pagamento de tributos, fiscalizando a empresa contratada quanto a pagamento de profissionais e até mesmo o recolhimento de tributos, para que isso, futuramente, não gere problemas para o condomínio.
- Analise a capacidade da terceirizada em arcar com compromissos e assim, evitar transtornos.
- Verifique se a empresa terceirizada possui débitos de natureza trabalhista ou referentes a impostos municipais, estaduais e federais.
- Esteja atento a situações de insalubridade ou periculosidade, pois o trabalhador terceirizado também tem o direito a adicionais de insalubridade ou periculosidade, de acordo com a regulamentação dos órgãos oficiais.
Tendo tudo isso devidamente analisado, as chances são de que você terá maior segurança no momento da contratação da terceirização, para que logo o condomínio passe a desfrutar de todos os benefícios.
Quais atividades podem ser terceirizadas?
Esta é uma dúvida que muitos que pensam em contar com a terceirização possuem, mas a resposta é simples. Hoje, podemos dizer que todas as atividades podem ser terceirizadas.
Já não existe mais qualquer impeditivo em relação à delegação de atividades a empresas terceiras, de acordo com a Lei nº 13.429/2017, chamada Lei da Terceirização e devidamente aprovada pelo ex-presidente Michel Temer.
Com isso, qualquer empresa pode transferir a responsabilidade de seus serviços a outras companhias. Isso acontece inclusive com as atividades fim, que são as principais, essenciais para a continuidade das operações da companhia.
Mas nem sempre foi assim, pois antes desta Lei, o que se referia à terceirização era a que falava sobre trabalho temporário, pois não havia nenhuma outra mais correlata com o tema e o se entendia era de que a prática era permitida para as atividades meio.
Essas são as atividades que não estão relacionadas à área de atuação da empresa, a qual pode ser considerada como complementar para a continuidade de suas atividades.
A terceirização em condomínios
Agora vamos focar no que realmente lhe interessa, que é a terceirização em condomínios, já que você teve acesso a todos os pontos importantes sobre essa prática de serviços no mercado.
Antes da a Lei da Terceirização entrar em vigor, não era permitido a contratação de trabalhadores terceirizados para as atividades-fim de uma empresa, como citamos assim. No que se refere aos condomínios, podemos colocar como exemplos os serviços de zeladoria e administração interna.
Com a mudança, surgiu a possibilidade de contratar mão de obra para serviços de limpeza, segurança, manutenção predial, jardinagem, controle de pragas e suporte administrativo.
Tudo isto trouxe diversas vantagens, como vamos exemplificar abaixo e lhe farão querer contratar os serviços da 5s Facilities o quanto antes. Preparado?
Será possível otimizar seu tempo, focando no que realmente é importante
Sabemos que trabalhar com a gestão de um condomínio é tão difícil e repleta de obstáculos quanto a de uma empresa de qualquer outro setor. É o síndico que possui o papel de representar todos os condôminos.
Devido a isso, esse profissional possui uma série de responsabilidades que, se não forem cumpridas, podem trazer desde e insatisfação dos condôminos até sanções legais, prejudicando todos os que vivem, ou trabalham, dentro deste condomínio.
Com a terceirização em condomínios, este profissional pode transferir várias atividades, inclusive a de gestão, a profissionais devidamente qualificados, possibilitando que ele foque em processos essenciais.
Contará com mão de obra altamente qualificada
Quando uma empresa de terceirização séria e com bom comprometimento com o mercado é contratada, existe a certeza da capacitação dos profissionais que executarão as atividades para os condomínios.
Isso ocorre porque é certo que essa empresa preza pela boa educação dos funcionários, para que tenham uma alta performance na execução das tarefas e tragam bons resultados em sua área de atuação.
Haverá uma boa redução de custos
Não há dúvidas de que um dos principais objetivos da gestão condominial é reduzir custos e isso torna-se possível com a terceirização de serviços, que minimizam a folha de pagamento e os custos não tendem a oscilar.
Está convencido de que a terceirização de serviços seria uma excelente opção para seu condomínio? Então entre em contato conosco e faça já seu orçamento. Recomendamos ainda que confira os demais posts em nosso blog e esteja por dentro das novidades sobre esse assunto.
No comment yet, add your voice below!